PROCESSO

CRIATIVO

Ao longo de mais de 10 anos criando marcas e potencializando negócios, nossa experiência reforça que criatividade não tem receita mágica. Contudo, é preciso lembrar que para atingir os resultados esperados, é preciso ter um processo bem estruturado para unir design, criatividade e inovação com estratégia comercial e planejamento.

O nosso processo foi construído com base em 7 principais passos:

O primeiro e mais importante passo é respeitar o processo
Criar uma identidade visual para um negócio precisa ser algo bem pensado a curto, médio e longo prazo. Isso requer tempo, confiança e proximidade. Por isso, começamos conhecendo as pessoas por trás de cada projeto e imergindo no universo que compõe a marca, nos aprofundando mais na área.
Imersão
A segunda etapa de cada projeto é entender tudo que compõe seu universo: desde a aplicação do design briefing, identificação de projeção de marca e sua visão de futuro, mercado etc. Para isso, criamos um momento de sensibilização onde os principais heads do projeto compartilham conosco suas suas percepções.
Análise
Como designers, somos aptos a visualizar como as partes interferem no todo e interpretar os dados colhidos na primeira etapa. Por isso, durante a análise nós estudamos o material buscando por conexões, potências e contexto. O ser humano percebe imagens e aprende através de histórias, então nós somamos nossas pesquisas com referências gráficas para mostrar para o cliente quais os caminhos visuais que mais se adequam ao projeto, e que serão a base para o início de todo o processo criativo.
Conceito
Poder sintetizar uma marca em uma única frase que explique de maneira objetiva o que ela é, o que faz, para quem faz e como se comunica é o primeiro passo para ser reconhecido. Nessa etapa nós criamos o conceito que será traduzido visualmente. 
Experimentação
Para fugir à regra, é preciso conhecê-la. Durante a pesquisa, nós buscamos soluções visuais que sejam compatíveis com as premissas do projeto para, só então, dar início à experimentação gráfica. É nessa fase que deixamos a imaginação aflorar. 
Design
Uma das principais capacidades do designer é interpretar dados e alinhar as definições de um projeto para encontrar caminhos criativos que nos levem o mais longe que podemos chegar. Na etapa de criação, nós traduzimos mensagens em imagens que podem tocar e impactar a vida das pessoas, respondendo às perguntas e demandas que o projeto tem.
Aplicação
Ter uma comunicação consistente é indispensável para transmitir seu posicionamento sem ruídos. A identidade de uma marca é composta pelo seu visual, linguagem e posicionamento. Ela inclui vários elementos que ajudam a fazer com que a marca seja sempre lembrada, como logotipo, cores, tipografia, tratamento fotográfico e tom de voz. Todos esses elementos são descritos em um manual, pensados para que a imagem criada cause determinadas sensações na memória do público.

Quando as ações estão alinhadas a um sistema visual de marca bem pensado e coordenado com o planejamento, marcas se conectam com seus consumidores e empresas se aproximam dos seus objetivos.

Conte com o SELF para construir experiências de marca e potencializar seus negócios

©SELF Design Studio

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